sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Fercal é opção para quem gosta de unir natureza, lazer e esporte


Lucas Fadul - Especial para o CorreioPublicação

 O banho em cachoeira é uma das atividades disponíveis na APA do Cafuringa ( Edilson Rodrigues/CB/D.A Press)
O banho em cachoeira é uma das atividades disponíveis na APA do Cafuringa

Descoberta por dois estudantes de geologia da Universidade de Brasília (UnB), a Fercal se tornou retiro para os escaladores: é uma opção para quem gosta de entrar em contato com a natureza e praticar a modalidade. O lugar, localizado a 50km de Brasília, fica dentro da área de proteção ambiental da Cafuringa, cuja área é de 46.510 hectares. Com vários córregos, pequenos riachos e cachoeiras. Além do esporte radical, a Fercal também dispõe de várias atrações para quem curte a natureza.

Praticante da modalidade há oito anos, Victor Macedo já visitou o local muitas vezes. “Há cachoeiras e córregos lá. É sempre bom dar um mergulho. Conheço gente que faz trilhas. Outros fazem rapel. A Fercal oferece muitas opções para quem curte a natureza”, enumera. Por estar localizada em fazenda privada, são cobrados dos aventureiros R$ 5 para a manutenção da limpeza do local.

Segundo o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), apenas 20% de toda a Cafuringa é explorada por visitantes. O Ibram não soube precisar quantos, mas confirmou a existência de inúmeras cachoeiras e córregos em toda a região.

ctros

Nenhum comentário:

Postar um comentário