terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Festival Internacional de Arte de Brasília

O Festival



O I Festival Internacional de Artes de Brasília (FestiArte) promove um encontro entre a cidade e manifestações artístico-culturais de todo o mundo no início de 2012, de 04 de janeiro a 12 de fevereiro. Com 58 shows musicais, 08 espetáculos de dança, 26 de teatro e circo, além de sarau literário, mostras de cinema e exposições, o FestiArte visa movimentar o circuito cultural e turístico em Brasília, durante o verão.

Espera-se que, a partir da exposição de uma programação gratuita, com linguagens artísticas variadas, o Festival possa ampliar o público das salas de espetáculo e, mais que isso, formar novos espectadores. As salas do Teatro Nacional, o Centro de Convenções, a Biblioteca Nacional, o Cine Brasília e outros espaços do Distrito Federal receberão diversos espetáculos, com grandes nomes da arte brasileira e internacional.


O Festival comemora, também, a 34ª edição do Curso Internacional de Verão de Brasília (CIVEBRA). Com a realização do curso, já histórico na cidade, o FestiArte pretende integrar a realização de oficinas e recitais à produção cultural brasiliense, reconhecendo o valor da Escola de Música de Brasília na formação artística candanga.


Citando-se algumas referências musicais, a celebração conta com Paulinho da Viola, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Ney Matogrosso e Vanessa da Mata, além de nomes da nova geração, tais como Tulipa Ruiz e Felipe Catto. Os artistas da cidade, também, engrandecem o evento, marcando presença ao longo de toda a programação e estruturando-a, em um diálogo com a produção do mundo.


Os espetáculos teatrais, também, fortalecem o FestiArte. A mostra oferece a Brasília uma seleção das montagens mais indicadas no país, ao longo de 2011. Entre os destaques, “Lamartine”, do diretor Antunes Filho e “R&J de Shakespeare – Juventude Interrompida”, uma montagem contemporânea do clássico Romeu e Julieta.


Dentre outras linguagens, como o circo, a dança, a literatura e o cinema, o Festival pretende se consolidar como grande chamariz artístico logo nos primeiros meses do ano em Brasília, brindando a cidade com programação atraente e constante.

Confira a programação completa e outros detalhes do Festival nesse site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário