terça-feira, 29 de março de 2016

ABBInternacional - Acessando História da Irlanda-Reino Unido.Lidiane Mendes.

‪#‎ProgramaDeRadioAcessoBrasiLinternacional‬
toda terça-feira às 15h na Rádio Federal.
ACESSE,VIU?
WWW.RADIOFEDERAL.COM.BR.

 Irlanda (ilha)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para o país situado na ilha, veja República da Irlanda. Para a nação pertencente ao Reino Unido, vejaIrlanda do Norte. Para outros significados, veja Irlanda (desambiguação).
Irlanda
Ireland (island) in Europe.png
A Irlanda está localizada a oeste do continente europeu.
53° N 7° O
Geografia física
País Irlanda,
 Reino Unido
LocalizaçãoEuropa
ArquipélagoIlhas Britânicas
Ponto culminanteCarrauntoohil, 1.041 m
Área81.638,1  km²
Perímetro3.700  km
Geografia humana
População6,2 milhões (2009)
Densidade71 hab./km²
Ireland (MODIS).jpg
Imagem de satélite da Irlanda (NASA)
Ilha da Irlanda (em irlandêsÉire; em escocês do UlsterAirlann; eminglêsIreland; também conhecida como Ilha Esmeralda por suas vastas estepes verde-claras) é a terceira maior ilha da Europa e a vigésima maior do mundo.[1] Encontra-se a noroeste da Europa continental e está cercada por centenas de ilhas e ilhéus. A leste da Irlanda localiza-se aGrã-Bretanha, separada dela pelo Mar da Irlanda. A ilha está divididaentre a República da Irlanda, que cobre um pouco menos do que cinco sextos da ilha, e a Irlanda do Norte, região sob a soberania do Reino Unido, que abrange o restante e está localizada no nordeste da ilha. A população da Irlanda é de aproximadamente 6,2 milhões de pessoas. Pouco menos de 4,5 milhões vivem na República da Irlanda e cerca de 1,8 milhões vivem na Irlanda do Norte. A população de 2008 da República da Irlanda foi estimada em 4.422.100 e da Irlanda do Norte foi estimado em 1,775 milhões.[2]
As montanhas relativamente baixas em volta da Irlanda, criaram uma planície no centro da ilha com vários rios navegáveis que se estendem para o interior. A ilha tem uma vegetação exuberante, produto do seu clima ameno, mas mutável devido ao clima oceânico, o que evita os extremos de temperatura. Espessas florestas cobriram a ilha até ao século XVII; porém, nos dias de hoje, é a área mais desmatada na Europa.[3] Há 26 espécies nativas de mamíferos existentes na Irlanda.
cultura irlandesa tem tido uma influência significativa sobre outras culturas, nomeadamente nos domínios da literatura e, em menor grau, naciência e na educação. A cultura indígena continua a existir, tal como se pode verificar através, por exemplo, dos jogos gaélicos, da música irlandesa e da língua irlandesa, mas também é possível constatar a forte presença de influências externas, manifestada através da música contemporânea e do teatro, e de uma cultura compartilhada em comum com a Grã-Bretanha, expressa no desporto, em que se incluem as modalidades de futebolrugby e golfe, e na língua inglesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário