sábado, 3 de janeiro de 2015

Acesso e Industria têxtil no Exterior.

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Mercado

Parceria irá buscar talentos para a indústria

A inovação parece ser definitivamente o ponto chave escolhido por Rafael Cervone Netto, que completa seu primeiro ano à frente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) para promover o crescimento do setor. Em encontro com a equipe do Portal Textília.net o executivo anunciou com exclusividade os planos para uma nova parceria firmada com o IED – Istituto Europeo di Design, instituição de ensino reconhecida pelo foco não somente no público final mas no trabalho direcionado à indústria e ao design para setores bases (entre eles a logística e a exportação). Ao lado de Cervone estava o diretor do IED, Victor Megido, que também completa um ano à frente do Instituto e falou sobre a importância desta parceria para a preparação de empreendedores no Brasil. 
Para o presidente da Abit a parceria é o início de uma série de atividades que pretende suprir uma lacuna identificada durante o último diagnóstico setorial realizado pelo Programa Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). “Ao perguntar às 60 empresas participantes do Texbrasil sobre o seu nível de inovação, todas responderam possuir grandes serviços e produtos diferenciados. Ao questionar quais eram esses materiais especiais – e mais ainda, quem eram os talentos à frente da inovação – nenhum deles soube responder. Houve inclusive uma grande empresa multinacional que se surpreendeu com os resultados da segmentação”, explicou Cervone. 
“Ao se aproximar da indústria o IED amplia ainda mais o conhecimento sobre a abrangência do design, que é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da economia global e uma maneira eficiente de se destacar mundialmente. Mais do que o ‘Made in Brazil’ o design permite transmitir a ideia do ‘Mood from Brazil’ e é por este motivo que os talentos do setor são tão procurados”, completou Victor Megido.
A ideia da Abit e do IED é identificar e incentivar entre os alunos da Instituição o trabalho não somente com o público final, mas na base da cadeia têxtil. Eles pretendem também promover, já em 2015, diversos seminários e conferências voltados para o design industrial, aproximando desta maneira o mercado e o meio acadêmico. 
Projeto “Brasilidade” 
Além da parceria institucional com o IED a Abit divulgou, em primeira mão ao Portal Textília.net, uma prévia sobre o novo conceito “Brasilidade”, ação de design thinking que será aplicada já no próximo ano em mercados como China e EUA, fora dos grandes centros comerciais (ou  seja, além de Hong Kong ou Nova York, e focando em áreas como o Texas). “Somente as feiras não são suficientes. Foram três meses de trabalho com 17 propostas que resultaram em três estratégias finais. Começaremos atuando com blogueiros e com as mídias sociais locais nos mercados internacionais, convidando-os para visitar uma casa Brasil, onde poderão ter a experiência de nossos produtos e, posteriormente, adquirir as peças via e-commerce”, explicou Rafael Cervone. 

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Por: Gabriel Rajão
Fotos: Gisneila Souto
Data de publicação: 03/12/2014

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