terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Acesso e saúde.

CUIDADOS

A OBSESSÃO POR CORPOS PERFEITOS

A obsessão por corpos perfeitos
Manter-se em forma e praticar atividades físicas, alimentando-se com produtos frescos e saudáveis é a forma para a boa saúde. Mas, muitas pessoas levam esta regra muito a sério, preocupando-se com sua aparência mais do que tudo. Saiba um pouco mais sobre a obsessão por corpos perfeitos.
O corpo tem sido mostrado como símbolo de beleza. Para alguns, esta situação tem levado pessoas a deixar de comer, trazendo ao nosso conhecimento doenças que até a alguns anos atrás não se ouvia, como anorexia e bulimia. São corpos sem curvas, em pessoas que não se alimentam ou, quando comem algo, provocam ânsias de vômito para que o alimento não seja absorvido pelo organismo. Ser magro não é sinônimo de ser saudável!
Um corpo definido e sarado também não quer dizer muita coisa. Músculos perfeitos por si só não irão bombear o coração nem promover a circulação sanguínea, responsáveis pelo bom funcionamento do organismo. Por isto, a obsessão por corpos perfeitos não garante saúde, muito pelo contrário, se não forem tomadas algumas atitudes positivas com relação ao que se come e quanto se exercita.
Segundo o especialista em educação física Nuno Cobra, pode ser mais saudável um gordo com boa atividade cardiovascular do que um magro sedentário. Claro que o sobrepeso não é uma condição boa para a saúde, mas, se a pessoa fizer atividades físicas equilibradas e agradáveis, o mais gordinho pode ter mais saúde do que o atleta de academia viciado em músculos definidos ou do que o magro que tem problemas psicológicos, se acha gordo e não pratica atividade nenhuma.

A obsessão por corpos perfeitos na academia

Quem alguma vez já frequentou uma academia, deve ter reparado naqueles homens cheios de músculos, que ficam se exibindo em frente ao espelho. São as mesmas pessoas que vestem regatas justas para mostrar seus bíceps e desejam cada dia mais ficarem grandes. Pois, digo uma coisa: eles estão desperdiçando energia na juventude, que poderia ser gasta em outra atividade e, quando estiverem na terceira idade, estarão de “saco cheio” desta rotina. É justamente nesta faixa etária que eles mais precisarão de exercícios físicos, para garantir sua qualidade de vida.
Mas, não estou falando de definir musculatura, e, sim, de atividades equilibradas, saudáveis, que colaborarão com o sistema coração-circulação-respiração. Se você mantiver esta rotina, com consciência, desde a juventude, terá energia para executar práticas físicas por toda a vida. Isto sim é qualidade de vida, é saúde.
Para que a obsessão por corpos perfeitos não prejudique o seu bem-estar, tenha em mente que um corpo bonito não é a mesma coisa que corpo saudável. É preciso alimentar-se bem, fazer atividades físicas e, se você quiser, pode malhar, sem problemas, desde que a atividade não se torne um vício, que coloque músculos como prioridade. A aparência é importante, mas não mais do que corpo e mente equilibrados. Busque qualidade de vida, não um corpo perfeito.
Se você deseja emagrecer, pois realmente está acima do peso, procure um nutricionista e um treinador, são os profissionais indicados para deixar você com mais saúde, através de indicações personalizadas.
    
ESPORTESSAÚDE

PLANEJAMENTO DE CORRIDA PARA INICIANTES

05/01/2015
Planejamento de corrida para iniciantes
Se você caminha todos os dias em pistas de praças e parques e inveja as pessoas que correm nestes locais, saiba que você também pode! É preciso começar devagar, aumentando gradualmente a velocidade até criar resistência para não prejudicar o organismo. Confira nosso planejamento de corrida para iniciantes e siga nossas dicas abaixo.

Início correto para obtenção de resultados positivos

É necessário começar corretamente para obter resultados positivos, sem dores e problemas de saúde. Por isto, o primeiro passo é consultar um médico e informar a sua pretensão de correr. Após a aprovação do profissional, a partir de exames, é preciso fazer o treino de adaptação.

A adaptação

É um período em que você acostuma seu corpo a determinada atividade física. Por isto, a intensidade deve ser leve, sem grandes progressos. É necessário persistência para a criação do hábito.

A periodicidade de treinamento

Para que um exercício físico produza resultados, é preciso que ele seja realizado pelo menos três vezes por semana, em torno de uma hora por dia. O horário dependerá de sua disponibilidade, tanto faz se será de manhã, à tarde ou à noite.

O local para a corrida

Continuando com o nosso planejamento de corrida para iniciantes, agora é o momento da escolha do local em que será feita a atividade. É excelente caminhar ou correr em locais arborizados, com ar puro. Estar próximo à natureza proporciona um treino de qualidade.
Muitas cidades têm pistas em parques ou praças. Estes locais são ótimos porque há movimento de crianças brincando, pessoas pedalando, caminhando, correndo, etc. e isto contribui para motivar você a praticar o exercício.
As pistas de praças e parques também são boas porque são mais planas, sem buracos ou elevações. No período de adaptação da corrida para iniciantes, isto é importante para você aprender a correr, prestando atenção em sua respiração e no movimento de braços. A intensidade é o que menos importa. Sem contar que nestes locais não há movimentação de veículos, contribuindo para a sua segurança.

Roupas e calçados para a prática de corrida

É fundamental utilizar roupas confortáveis, que proporcionem liberdade de movimentos. Prefira roupas leves, sem cordões ou capuz, que podem bater no corpo e atrapalhar o treino. Já, o tênis precisa de uma recomendação maior, porque o pé recebe todo o impacto da atividade. Adquira um tênis confortável, com sistema de amortecimento, para não prejudicar o seu sistema locomotor. Existem muitos modelos de tênis próprios para corrida.

A alimentação e hidratação

Jamais saia para correr em jejum ou após longos períodos sem comer. A corrida exige muita energia, por isto você deve comer carboidratos duas horas antes do treino. Meia hora antes, é recomendável comer uma fruta ou um sanduíche de pão branco, com queijo branco e peito de peru. Evite fibras, que irão pesar no estômago e prejudicar a corrida.
Beba muita água antes, durante e depois do treino. A hidratação é fundamental para a saúde do organismo e o sucesso da corrida.

Respeite seu limite

É importante respeitar o limite do seu corpo. Se sentir tonturas, náuseas, dores intensas ou escurecimento da visão, interrompa seu treino imediatamente.

Plano de corrida para iniciantes

O professor Rodrigo Xavier disponibilizou na internet uma planilha de corrida para quem está começando. Confira e inicie seu planejamento de corrida para iniciantes agora mesmo!  CLIQUE AQUI para baixar o arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário