quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Acesso ao Fifat - Festival Internacional de Folclore e Artes.

Fonte; Prefeitura de Pirenópolis.

Diversidades de cores e sons marcam cortejo de abertura do Fifat

Alunos da Colégio Cristovam de Oliveira levaram para avenida a cultura pirenopolina da Festa do Divino
A Avenida Benjamin Constant é uma das maiores avenidas comerciais da cidade de Pirenópolis e na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto, ela foi tomada por uma movimentação que surpreendeu os moradores do município. O cortejo que deu início às atividades do Festival Internacional de Folclore e Artes Tradicionais (Fifat), realizado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em parceria com a Prefeitura de Pirenópolis, contou com a participação de 14 grupos de músicas e de danças tradicionais, que saíram em desfile do Colégio Estadual Comendador Cristovam de Oliveira e seguiu pelas ruas de pedra de Pirenópolis até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
Diversidade é a palavra que define o cortejo. Grupos nacionais e internacionais vestiram seus trajes típicos e levantaram, com a força da voz, os cantos que representam as identidades de seus povos. Dona Conceição Batista, 83 anos, é moradora de Pirenópolis e assistiu ao cortejo da confeitaria onde trabalha. “Estou encantada. Dá gosto poder abrir a janela e ver uma beleza dessa”, comentou.
Um dos grupos internacionais que participou do cortejo, e que faz parte da programação do Fifat, é o Ballet Senderos Argentinos. O grupo adicionou as cores da Argentina aos montes de bandeiras que ali dançavam. A professora de dança do balé, Silvina Molineris, disse que o calor do sol que brilhava no céu de Pirenópolis é proporcional ao calor de sua gente. “É nossa primeira vez aqui no Brasil. O calor e o carinho do povo de Pirenópolis com o nosso grupo é notório. Estamos felizes de podermos compartilhar nossa cultura com gente tão viva”, revelou a coreógrafa argentina.
O integrante do grupo chileno Merkén, Felipe Valdes, disse que fazer parte do Fifat reforça a proximidade do grupo musical com Pirenópolis. “É nossa quarta experiência aqui na cidade. Desde 2011, participamos da movimentação cultural de Pirenópolis, fazendo oficinas e apresentações no Teatro Municipal. Temos uma relação profunda com os músicos e artistas daqui”, comentou.
Um dos grupos que mais se destacaram no cortejo levava a bandeira do Estado do Maranhão. Leila Naiva, presidente do Bumba Meu Boi de Axixá, ressaltou a importância de participar de um evento que evidencie as culturas brasileiras e as de outros países. “As pessoas vivem culturas diferentes, mas quando se juntam fica uma harmonia tão grande. Ver vários países, em uma cidade tão aconchegante, faz o brilho de diferentes culturas florescer ainda mais”, comentou a maranhense que herdou do pai a paixão pelo grupo de dança.
Ao fim do cortejo, com todos os grupos reunidos em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, a reitora em exercício da UEG, Valcemia Gonçalves de Sousa Novaes, recebeu os participantes do Fifat. “O mais bonito é ver a adesão do povo pirenopolino ao evento. Começamos hoje com esse cortejo belíssimo. Se o Fifat já começou assim, temos tudo para oferecer um Festival de muito sucesso”, disse.
Pirenópolis receberá o Fifat até o próximo sábado, 30 de agosto. De acordo com o secretário de Turismo do município, Sérgio Rady, a estimativa é que o movimento turístico da cidade triplique durante o evento. Segundo ele, o Festival tem o mérito de trazer ao povo pirenopolino as culturas tradicionais de várias partes do mundo. Ao todo, seis grupos internacionais de cinco países compõem a programação: Argentina, Chile, Peru, Paraguai e Eslovênia. Rady afirmou que a intenção é que UEG e Prefeitura de Pirenópolis realizem anualmente o Fifat. “Queremos que o Festival faça parte do calendário oficial de eventos de Pirenópolis”, comenta o secretário.
Texto: CGCom|UEG
Fotos: Erlande Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário