segunda-feira, 16 de junho de 2014

Acesso com segurança na copa, em Brasília.

15/6/2014 às 11h23

3.488 profissionais garantem a segurança do jogo entre Suíça e Equador em Brasília

Plano operacional já foi testado com sucesso em um ano de funcionamento do Mané Garrincha
Do R7
Agentes de segurança atuam dentro e fora do Estádio Nacional Mané GarrinchaDivulgação / GDF
Os portões do Estádio Mané Garrincha foram abertos às 10h deste domingo (15), três horas antes do apito inicial da partida entre Suíça e Equador na Copa do Mundo.  
As forças de segurança atuam de forma integrada e reforçada, com 3.488 policiais militares, civis, bombeiros, auditores de trânsito e seguranças particulares, no interior e nos arredores do estádio. No Fifa Fan Fest, o efetivo é de 1.404 profissionais.  
O ideal é que os torcedores cheguem com antecedência para evitar filas e aproveitar ainda mais a festa. Também é recomendado levar o mínimo possível de objetos para facilitar a revista, que será feita no portão externo. Há, ainda, alguns itens proibidos, que não podem ser levados conforme determinação da Fifa.  
Entre eles instrumentos musicais, guarda-chuvas, capacetes, sinalizadores e bandeiras com mastro. O público também precisa ficar atento aos assentos, que são marcados, conforme orientação nos ingressos. Ao longo de toda arena, 800 seguranças privados auxiliam os torcedores.  
O plano operacional já foi testado com sucesso em um ano de funcionamento do Mané Garrincha. Já foram realizados 43 eventos, sendo 30 partidas de futebol, atingindo um público de 800 mil pessoas.   
Para o secretário interino de Segurança Pública, Paulo Roberto Batista, a expectativa é de um evento tranquilo, e mesmo as interdições no trânsito não devem ter impacto negativo no dia a dia da cidade.   
— Nos eventos que já realizamos no Mané Garrincha, o tempo médio de esvaziamento do estádio varia entre 8 e 10 minutos. Assim, pode ser que liberemos as vias de acesso antes do previsto, em menos de duas horas após o fim da partida.  
Os ônibus que partem das regiões administrativas para a área central de Brasília serão reforçados. Há também linhas especiais gratuitas com desembarque próximo ao estádio. O metrô funciona com horário ampliado, das 7h às 22h.  
Há interdição de vias próximas ao Mané Garrincha. A dica é recorrer ao transporte público, que tem oito linhas especiais, sendo quatro delas gratuitas.  
O Detran atua com 200 auditores de trânsito, faz o controle de acesso e auxilia na travessia de pedestres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário