quarta-feira, 4 de junho de 2014

Paulo Octávio - Justiça fazendo justiça.


Ex-funcionário do Detran recebeu R$ 70 mil para elaborar relatório, diz MPInvestigação do suposto esquema criminoso para liberação do projeto arquitetônico e emissão do alvará do JK Shopping culminou na prisão do ex-governador Paulo Octávio

Publicação: 04/06/2014 12:07 Atualização: 04/06/2014 12:07

Paulo Octávio está detido em um batalhão da Polícia Militar: defesa tenta acessar o decreto de prisão (Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Paulo Octávio está detido em um batalhão da Polícia Militar: defesa tenta acessar o decreto de prisão


A investigação da Polícia Civil, requisitada pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), que culminou na prisão do ex-governador Paulo Octávio, revela a participação do empresário no suposto esquema criminoso para liberação do projeto arquitetônico e emissão do alvará de construção do empreendimento JK Shopping e Tower, em Taguatinga Norte. O inquérito, concluído em janeiro deste ano, aponta uma série de manobras realizadas por agentes públicos e funcionários do grupo PaulOOctavio para burlar a legislação.

A investigação detalha que um ex-funcionário do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) foi contratado, por R$ 70 mil, para elaborar o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT) referente ao shopping localizado na QNM 34 na Avenida Hélio Prates. Além disso, em 8 de julho do ano passado, uma interceptação telefônica autorizada pela Justiça gravou um diálogo entre o empresário e o ex-administrador de Taguatinga Carlos Alberto Jales. Paulo Octávio, por ser membro da OAB-DF, cumpre a prisão preventiva em uma sala de Estado-Maior, no 1º Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, com direito a beliche, chuveiro e televisão.

Marcelo Turbay, um dos advogados do empresário, reclamou da ordem de prisão. “A defesa enfrenta um absurdo e uma situação esdrúxula, uma vez que não tivemos acesso ao decreto de prisão preventiva. O fato é curioso porque vai contra o direito de defesa e o estado democrático de direito”, afirma. Segundo Turbay, Paulo Octávio é inocente e está com a consciência tranquila.

Para a polícia, não resta dúvidas de que as equipes do grupo PaulOOctavio prestaram informações falsas ao Detran para burlar as normas e ter o RIT aprovado. Após a inauguração do JK Shopping, em 16 de novembro, foi constatada pela Seção de Análise Criminal da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) o crescimento no número de acidentes de trânsito. Segundo o inquérito, o motivo é o aumento de veículos no local e a ausência de implementação de medidas para prevenir impactos negativos por parte do empreendedor. Segundo o MP, a falsificação de relatórios de impactos de trânsito teve atuação de Albano de Oliveira Lima, ex-diretor do Detran, e José Oliveira Lima, servidor do órgão. O Ministério Público, por meio das Promotorias Criminais de Taguatinga, ofereceu denúncia contra os dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário