Acabei de ler um texto na Época Negócios que eu achei muito interessante, a matéria diz como a Gisele tranformou sua marca em um ativo poderoso.
E isso vale também pra qualquer tipo de marca, empresa e negócio. São princípios importantes da administração que podem ser aplicados no seu negócio ou até usar pra sua carreira pessoal.
1.Planejamento estratégico
Já na adolescência, Gisele tinha uma lista de seus pontos fortes e fragilidades. Também definiu aonde queria chegar e as principais ações para alcançar seus objetivos
Como fez isso: antes de fechar o primeiro contrato com uma agência, a Elite, seu pai, Valdir, preparou um questionário com perguntas sobre o potencial da filha e as perspectivas para a sua carreira. O plano posteriormente traçado seguia um roteiro comum a modelos iniciantes: primeiro, uma passagem por Tóquio para ganhar dinheiro. Depois, Nova York e Paris, onde aprenderia inglês e teria projeção mundial
2. Boa rede de relacionamentos
Desde o início da carreira, Gisele formou uma sólida rede de contatos, com pessoas do mundo da moda. Mas também deu sorte. Ela caiu no gosto de gente como Anna Wintour, a lendária editora da Vogue América
Como fez isso: cultivava amizades com modelos estrangeiras. No início da carreira, estava sempre disponível para qualquer trabalho – e, neles, cativava os clientes com o seu carisma
3. Trabalho duro e profissionalismo
Em um meio em que o padrão é atrasar horas para os compromissos, Gisele sempre foi pontual. Não é afeita a estrelismos. Ela entende o que o cliente precisa e entrega o que foi prometido – geralmente, superando as expectativas.
Como faz isso: estabelece em contrato o tempo total de trabalho, com uma hora de pausa para o almoço. Não faz exigência por comidas e bebidas (com exceção de água de coco) e trata toda a equipe com educação. Durante o trabalho, não reclama de cansaço nem perde o bom humor
4. Atenção aos clientes
Gisele envolve-se com as marcas que promove. Aproveita a sua experiência para encontrar a melhor forma de exibir o que vai vender
Como faz isso: quando não testa os produtos, relembra histórias pessoais para mostrar sua experiência com a marca – e gosta de contá-las até mesmo nos bastidores. Enquanto se preparava para filmar a primeira campanha da C&A, falou, na gravação do making of, que, no início da carreira, sempre comprava peças na loja. Aos diretores da Colcci, ela disse: “Meu primeiro jeans foi da Colcci, sabiam?”
5. Equipe de confiança
Embora tenha uma ampla rede de apoio, Gisele restringiu a gestão de sua carreira a um círculo pequeno, formado por pessoas próximas. Desde 2006, as decisões sobre os negócios estão concentradas no núcleo familiar
Como faz isso: hoje, sua irmã gêmea, Patrícia, fecha as campanhas publicitárias e fala com a imprensa. Gabriela, a irmã advogada, é responsável pelos contratos. Rafaela, a caçula, cuida de seu Instagram. A única pessoa da equipe que não leva o sobrenome Bündchen é sua agente internacional, Anne Nelson, que a acompanha desde o início da carreira
6. Cuidado com a marca
Gisele tem extremo controle sobre tudo que envolve o seu nome e a sua imagem. Sua disciplina e comprometimento com o trabalho ajudam, por exemplo, a evitar eventuais problemas de uma exposição inadequada na mídia
Como faz isso: deixou de fumar e de frequentar festas – só é vista em eventos estrategicamente escolhidos. Passou a praticar mais esporte e a defender uma alimentação saudável. Gisele também aprova suas fotos que serão utilizadas em publicidade ou editoriais de moda. Ainda no estúdio, exige que os fotógrafos apaguem as de que não gostou (inclusive, da lixeira). Antes de fechar um contrato, avalia a imagem da empresa contratante e a percepção do cliente em relação ao produto que vai divulgar.
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