quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Acesso Internacional.

Comércio Exterior Brasileiro

O comércio exterior é a troca de bens e serviços realizada entre fronteiras internacionais ou territoriais. No Brasil, os dados dessa relação comercial externa apresentam uma situação favorável, se analisada a quantidade e a proporção entre o volume importanto e exportado. De 2001 a 2008, por exemplo, em termos de valores, o país tem exportado mais do que importado (superávit comercial).
As exportações brasileiras caracterizam-se por uma pauta diversificada em termos de países consumidores e regiões. Além disso, também variados são os produtos vendidos para o mercado externo: básicos, semimanufaturados e manufaturados. Europa Oriental, Estados Unidos, América Latina e Caribe, União Européia, Mercosul, África, Oriente Médio e Ásia são algumas das regiões que compram os produtos do Brasil, sendo ao mesmo tempo fornecedores das importações brasileiras. Em termos de países, entre os principais compradores do Brasil estão os Estados Unidos, China, Argentina, Países Baixos e Alemanha.
Dentre os produtos manufaturados exportados pelo Brasil destacam-se o açúcar refinado, veículos de carga, óleos combustíveis, etanol, automóveis, bombas e compressores, autopeças, aparelhos transmissores/receptores, suco de laranja congelado, calçados, aviões, laminados planos, motores e geradores. Nos semimanufaturados, os principais produtos são a açúcar em bruto, ferro fundido, semimanufaturados de ferro/aço, couros e peles, alumínio bruto e celulose. Quanto aos produtos básicos, os mais exportados são: o petróleo bruto, carne bovina, carne suína, carne de frango, minério de ferro, milho em grãos, café em grão, fumo em folhas, soja em grão e farelo de soja.
Nas importações brasileiras, os Estados Unidos, China, Argentina, Alemanha e Japão são países que se destacam entre os principais fornecedores do Brasil.
Os combustíveis e lubrificantes, matérias-primas e intermediários, bens de capital e bens de consumo são as categorias de produtos das importações brasileiras. No segmento dos combustíveis e lubrificantes encontram-se o petróleo e seus derivados. No setor dos produtos de matérias-primas destacam-se os minerais, matérias-primas para agricultura, acessórios para equipamentos de transporte, produtos agropecuários não alimentícios, partes e peças intermediárias, farmacêuticos e produtos alimentícios. Já no grupo dos bens de consumo, as máquinas e aparelhos de uso doméstico, produtos de toucador, objetos de adorno, produtos alimentícios, vestuário e outras confecções, móveis e outros equipamentos para casa estão entre os principais bens importados pelo Brasil.

Fonte:  Portal online do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e
              Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário