quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Diversão -Sarau no Lago Sul.

SARAU DA ESCOLA AFFINITY ARTSLocal:SHIS QI 09 Conj. 16 Casa 07 – Lago Sul (entrada comercial)Entrada:Franca
A cantora argentina Mercedes Sosa ficou mundialmente conhecida como a “voz dos que não têm voz”. Descendentes de índios, a intérprete da aclamada “Volver a los 17” sempre cantou a igualdade e a busca por um mundo mais justo. Exatamente por isso, foi a homenageada no primeiro sarau de 2014 da Escola Affinity Arts, cujo tema foi Liberdade e Direitos Humanos.
O repertório de Sosa ganhou vida nova na voz da cantora Hondurenha, Indiana Nomma, que começou a carreira em Brasília e hoje mora no Rio de Janeiro. A diva esbanjou latinidade e encantou a plateia, de cerca de 100 pessoas, com sua potência vocal. “Esse sarau está sendo especial para mim, por tratar de um tema relacionado à minha vida: os direitos humanos”, explica.
Indiana é filha de brasileiros, exilados do Brasil durante a ditadura militar. Ela nasceu em Honduras, mas é filha de pai baiano e mãe gaúcha. “Hoje, estou cantando Mercedes Sosa em homenagem à minha mãe que, apesar de ter sido presa e torturada, foi uma mulher forte, que criou três filhos e lutou bravamente contra o câncer de mama”, diz, emocionada. Ela lembra que começou a apresentar esse show três dias após a morte da mãe. Desde então, pelo menos duas vezes ao ano, canta Mercedes Sosa gratuitamente, para celebrar a vida da progenitora.
Para garantir a inclusão de todos os espectadores, a Escola Afinitty Arts convidou a consultora e produtora de acessibilidade cultural Bárbara Barbosa para traduzir a letra das músicas e das poesias apresentadas para a linguagem dos sinais (libras). Mais uma prova do cuidado da escola com seus alunos e com a comunidade.

SOBRE OS SARAUS

Os saraus da Escola Affinity Arts embalaram as vidas dos brasilienses, entre os anos de 1998 e 2005. Os eventos tinham a tradição de unir música e leitura de poesias, frases e pensamentos relacionados a um tema específico. Mas apesar do sucesso do evento, os donos da escola – uma família de músicos e educadores – ficaram oito anos sem realiza-lo. Este ano, à pedido da comunidade, resolveram resgatar o projeto.
Ao longo desse ano, os saraus da Escola Affinity Arts serão realizados nos últimos domingos de cada mês. Com uma proposta intimista e aconchegante, a ideia é oferecer música de qualidade à população brasiliense. “É uma forma de dar acesso à arte para todos”, comenta a gerente financeira e de admissões da escola, Michele Faryj.
Para manter a tradição, cada sarau terá uma temática diferente, decidida em conjunto com os músicos. O objetivo é promover uma reflexão sobre o assunto, sensibilizando as pessoas por meio das artes. Sobre o tema do primeiro sarau, Michele enfatiza: “as músicas da Mercedes Sosa têm muito a ver com a busca pela igualdade, por isso escolhemos reiniciar o evento com ela”.
Vale destacar: os saraus da Escola Affinity Arts contam com o apoio da Comunidade Bahá-í que, em prol da humanidade, vive uma busca constante por paz e unidade, dando importância primordial à educação e ao desenvolvimento das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário