sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Extraído do site perseguindo um sonho...

No donuts for you!

“Uma pessoa não viveu até encontrar algo pelo qual valha a pena morrer”

Outro dia eu estava dando uma carona para um colega da pós-graduação, e no caminho para a Universidade precisamos passar na frente da Delegacia da Polícia Federal. Comentei com ele que eu estou me preparando para o concurso de DPF, e a resposta foi uma declaração extraordinária:
“Você quer ser Federal? Pra que? Tem que trabalhar pra dedéu, sabia? E você já pensou na responsabilidade que vem por aí? Por que não pega um empreguinho mais light? Eu não quero um troço desses pra mim! Eu vou arrumar alguma coisa que não precise me matar tanto, assim, tipo, uma coisa mais leve, com horários flexíveis e que não tenha tanta exigência...”.

E continuou a discorrer sobre a loucura que eu estava prestes a cometer, que eu devia por tudo que era mais sagrado reconsiderar minha decisão, afinal Delegado de Polícia Federal não é aquele tipo de emprego facinho, facinho. “Delegado Federal não fica o dia inteiro sentado na mesa comendo Donuts, tá?”, arrematou, referindo-se ao estereótipo do policial rechonchudo que aparece no desenho Os Simpsons.

(Antes de prosseguir, vou mencionar que logo na quadra seguinte havia um muro pichado com uma frase que se encaixou no contexto de uma forma extremamente irônica. No fim do texto vou contar que ironia foi essa).

Continuando... Entendo que um empreguinho light que não demande muito esforço e não tenha cobranças e pressão seja o que ele quer. Mas não é o que eu quero.

E eu sei que, se a Polícia Federal é o seu objetivo de vida, também não é o que você quer.

Afinal, por que nós – e quando eu digo “nós”, estou me referindo a todos os concurseiros da PF – iriamos querer um empreguinho fácil? Que graça há nisso? É muito cômodo, sem dúvida, mas...
Nós somos jovens, e (sem querer me gabar) somos inteligentes, temos a vida toda pela frente, precisamos aproveitar. Não é nosso momento de mofar em um empreguinho fácil, fazendo tudo da mesma maneira, dia após dia, sem precisar pensar muito, ou apresentar grandes resultados ou sofrer cobranças, em uma estagnação permanente.

Agora é nossa hora de abraçar o mundo! É hora de estudar para o concurso, passar no concurso, viajar muito, nos aperfeiçoar, aprender e ensinar, comprar aquela arma dos nossos sonhos, fazer uma especialização, fazer cursos, participar daquela missão hardcore, sofrer pressões, muitas pressões, porque é assim que crescemos como pessoas e cidadãos.

Tem muita coisa lá fora para ver, lugares, pessoas... Vamos encontrar os velhos amigos, fazer amigos novos, e contar para eles nossas histórias sensacionais entre uma missão e outra. E vamos passar por perigos, e como! Não se iludam, se quiserem viver em segurança escolham outra profissão. Mas não era a aviadora Amélia Earhart que dizia: “quem quer viver uma vida preso à segurança?”?

Respeitando os objetivos de vida de cada um, e entendendo perfeitamente a escolha do meu amigo, ainda assim não pensei nem por um segundo em reconsiderar minha decisão. Se um trabalho sem grandes responsabilidades é o que ele escolheu, então está bem. Afinal, todo mundo tem é que ser feliz. Só que eu quero que minha profissão seja defender a sociedade, minha casa seja as estradas e rodovias, meu quintal seja o país inteiro e meus vizinhos sejam todas as pessoas do Brasil, e quero isso para o resto da minha vida.

Esse foi o caminho que você escolheu também, não foi?

Então vamos lá fora conquistar o mundo! =)

PS: Sabem qual foi a ironia da história toda? No muro perto da PF estava pichada a seguinte frase:


“Você não pode rastejar quando tem o impulso de voar!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário