terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Diversão - último Domingo do mês.

Resgate cultural no Lago Sul

Amantes da boa música ganham uma nova opção de programa. Todo último domingo do mês, serão realizados saraus na Escola Affinity Arts
SARAU DA ESCOLA AFFINITY ARTSLocal:SHIS QI 09 Conj. 16 Casa 07 – Lago Sul (entrada comercial)Entrada:Franca
A cantora argentina Mercedes Sosa ficou mundialmente conhecida como a “voz dos que não têm voz”. Descendentes de índios, a intérprete da aclamada “Volver a los 17” sempre cantou a igualdade e a busca por um mundo mais justo. Exatamente por isso, foi a homenageada no primeiro sarau de 2014 da Escola Affinity Arts, cujo tema foi Liberdade e Direitos Humanos.
O repertório de Sosa ganhou vida nova na voz da cantora Hondurenha, Indiana Nomma, que começou a carreira em Brasília e hoje mora no Rio de Janeiro. A diva esbanjou latinidade e encantou a plateia, de cerca de 100 pessoas, com sua potência vocal. “Esse sarau está sendo especial para mim, por tratar de um tema relacionado à minha vida: os direitos humanos”, explica.
Indiana é filha de brasileiros, exilados do Brasil durante a ditadura militar. Ela nasceu em Honduras, mas é filha de pai baiano e mãe gaúcha. “Hoje, estou cantando Mercedes Sosa em homenagem à minha mãe que, apesar de ter sido presa e torturada, foi uma mulher forte, que criou três filhos e lutou bravamente contra o câncer de mama”, diz, emocionada. Ela lembra que começou a apresentar esse show três dias após a morte da mãe. Desde então, pelo menos duas vezes ao ano, canta Mercedes Sosa gratuitamente, para celebrar a vida da progenitora.
Para garantir a inclusão de todos os espectadores, a Escola Afinitty Arts convidou a consultora e produtora de acessibilidade cultural Bárbara Barbosa para traduzir a letra das músicas e das poesias apresentadas para a linguagem dos sinais (libras). Mais uma prova do cuidado da escola com seus alunos e com a comunidade.

SOBRE OS SARAUS

Os saraus da Escola Affinity Arts embalaram as vidas dos brasilienses, entre os anos de 1998 e 2005. Os eventos tinham a tradição de unir música e leitura de poesias, frases e pensamentos relacionados a um tema específico. Mas apesar do sucesso do evento, os donos da escola – uma família de músicos e educadores – ficaram oito anos sem realiza-lo. Este ano, à pedido da comunidade, resolveram resgatar o projeto.
Ao longo desse ano, os saraus da Escola Affinity Arts serão realizados nos últimos domingos de cada mês. Com uma proposta intimista e aconchegante, a ideia é oferecer música de qualidade à população brasiliense. “É uma forma de dar acesso à arte para todos”, comenta a gerente financeira e de admissões da escola, Michele Faryj.
Para manter a tradição, cada sarau terá uma temática diferente, decidida em conjunto com os músicos. O objetivo é promover uma reflexão sobre o assunto, sensibilizando as pessoas por meio das artes. Sobre o tema do primeiro sarau, Michele enfatiza: “as músicas da Mercedes Sosa têm muito a ver com a busca pela igualdade, por isso escolhemos reiniciar o evento com ela”.
Vale destacar: os saraus da Escola Affinity Arts contam com o apoio da Comunidade Bahá-í que, em prol da humanidade, vive uma busca constante por paz e unidade, dando importância primordial à educação e ao desenvolvimento das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário