quarta-feira, 21 de maio de 2014

Acesso ao mundo.


Candidatas com traços masculinos levam desvantagem nas urnas, diz pesquisaOs resultados alertam que parte da população faz inferências sobre a personalidade dos políticos a partir da aparência

Publicação: 21/05/2014 08:29 Atualização:

Sarah Palin, líder da ala mais conservadora do Partido Republicano dos EUA: eleitores menos progressistas resistem mais às candidatas pouco femininas  (Justin Sullivan/Getty Images/AFP)
Sarah Palin, líder da ala mais conservadora do Partido Republicano dos EUA: eleitores menos progressistas resistem mais às candidatas pouco femininas

Um traço fundamental das sociedades democráticas é a liberdade do povo de eleger seus líderes. A responsabilidade de votar cuidadosa e conscientemente em representantes competentes vem embutida nesse poder. Entretanto, um número crescente de pesquisas sugere que muitos eleitores se baseiam em sinais superficiais e não verbais para escolherem seus candidatos. Os resultados alertam que parte da população faz inferências sobre a personalidade dos políticos a partir da aparência, e que essas impressões têm influência significativa nos votos.

Uma das análises mais recentes sobre o tema foi publicada na edição deste mês da revista Social Psychological and Personality Science. Segundo o estudo, traços faciais de candidatas influenciam o sucesso ou o fracasso nas urnas. Os resultados indicam que as mulheres com feições tidas pelo senso comum como masculinas levam desvantagem na disputa e têm menos chances de serem eleitas.

Leia mais notícias em Ciência&Saúde

Para chegar a essa conclusão, Jonathan Freeman, pesquisador da Dartmouth College, nos EUA, estudou a reação de 300 homens e mulheres ao serem expostos às fotos de 198 políticos de ambos os sexos que venceram ou perderam eleições entre 1998 e 2010. Para isso, utilizou um software que registra os movimentos do mouse (mouse-tracking), revelando em tempo real como a mão dos participantes pode tender, parcialmente e instintivamente, a alguma direções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário