Em sequência ao cronograma de debates sobre o projeto de lei complementar que define regras urbanísticas para o DF, os moradores das regiões vão poder apresentar sugestões e apresentar problemas das regiões
Diane Lourenço - Correioweb
Publicação: 05/11/2013 07:59 Atualização: 04/11/2013 17:25
Varjão é a 18ª Região Administrativa do DF, fica próxima ao Setor de Mansões do Lago Norte e vai debater os problemas da região em audiência da Luos |
Saiba mais...
São Sebastião e Jardim Botânico debatem Luos em audiência pública neste sábadoLuos: construção de novas edificações preocupa moradores do Lago SulLuos e PPCUB terão mais 20 audiências no legislativo até votação em plenárioMoradores do Riacho Fundo debatem a Lei de Uso e Ocupação do SoloLei de Uso e Ocupação do Solo volta a tramitar na Câmara LegislativaEntidades criticam Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de BrasíliaPlano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília entra em debateAudiência convida sociedade brasiliense para debater preservação urbanísticaA nova lei vai determinar o uso e a ocupação da área tombada de Brasília, bem como regras para das 27 regiões administrativas do DF. “Com a aplicação da Luos, é possível fixar a área total e a altura máxima que uma edificação pode ter em função do tamanho do lote e do tipo de uso, o que assegura uma localização adequada para as diferentes finalidades e atividades nas áreas urbanas do DF”, explica o governo do DF em nota.
A previsão é de que a proposta, de autoria do Executivo, seja apreciada pelo plenário da Câmara Legislativa até o final deste ano. Ao todo, 17 audiências públicas locais vão debater a Luos. Já debateram o PLC os moradores do Lago Sul, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Brazlândia, São Sebastião, Jardim Botânico, Taguatinga, Vicente Pires, Paranoá e Itapoá.
PPCUB
Outras três audiências vão debater o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). Na quarta-feira (6/11), será a vez de toda a sociedade civil organizada, órgãos do governo e a população, debater o PLC nº 78/2013 que trata do tema. Os debates acontece no auditório da Câmara Legislativa, a partir das 19h.
Tanto o PPCUB (PLC nº 78/2013), quanto a Luos (PLC nº 79/2013), tratam sobre a ocupação da área tombada de Brasília, bem como regras para as regiões do DF. A criação de uma legislação específica que verse sobre a preservação e valorização dos espaços da cidade é uma das recomendações da Unesco para que Brasília continue na lista de patrimônio cultural da humanidade. No dia 7 de dezembro, Brasília comemora o aniversário dos 26 anos do tombamento da cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade. A expectativa do governo é que a lei seja votada pelos deputados ainda este ano, antes da data simbólica.
Varjão
A Vila Varjão surgiu com a vinda de famílias agricultoras na década de 60 e fica próxima ao Setor de Mansões do Lago Norte. A região chegou a pertencer à Fazenda Brejo ou Torto, em Planaltina. A terra era do governo do DF e administrada pela Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), mas apenas em 1991, foi assinado o Decreto nº 13.132, estabelecendo a fixação da população no local e determinando a elaboração de um projeto urbanístico para sua implantação definitiva. Com isso a criou-se a 18ª das 30 Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Seis anos depois, com o objetivo de regularizar a situação fundiária de toda a área e em atendimento às exigências ambientais, o governo encomendou um novo projeto urbanístico e um Relatório de Impacto de Vizinhança – RIVI. Nesse projeto, ressaltava-se a necessidade de adensamento da Vila, com propostas de implantação de quadras e incorporação de mais glebas a serem parceladas.
Confira o cronograma de debates com a sociedade:
Audiências para debater a Luos (PLC nº 79/2013)
• 5/11 (terça-feira), às 19h, no auditório da Administração Regional do Lago Norte (região: Lago Norte e Varjão)
• 7/11 (quinta-feira), às 19h, no auditório da CLDF (regiões: SIA e SCIA)
• 9/11 (sábado), às 10h, na Administração Regional de Samambaia
• 12/11 (terça-feira), às 19h, na Vila Olímpica de Sobradinho (regiões: Sobradinho, Sobradinho II e Fercal)
• 14/11 (quinta-feira), às 19h, no auditório da Administração Regional de Águas Claras
• 19/11 (terça-feira), às 19h, no auditório da Administração Regional do Gama (regiões: Gama e Santa Maria)
• 21/11 (quinta-feira), às 19h, no Ginásio de Esportes do Núcleo Bandeirante (regiões: Park Way e Núcleo Bandeirante)
• 23/11 (sábado), às 10h, no auditório da Administração Regional do Guará
• 26/11 (terça-feira), às 19h, no auditório da Administração Regional de Planaltina (regiões: Planaltina e Arapoanga)
• 28 de novembro (quinta-feira), às 19h, no auditório da Administração Regional de Ceilândia
Audiências para debater o PPCUB (PLC nº 78/2013)
• 6/11 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Câmara Legislativa
• 14/11 (quinta-feira), às 19h, no auditório da Câmara Legislativa
• 18/11 (segunda-feira), às 10h, no auditório da Câmara Legislativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário