sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Diversão arte e esporte -Pilates ganha cada vez mais adeptos nas academias; confira os benefícios da modalidade

 

Elaborado para trabalhar a postura, o pilates deve ser praticado em conjunto com atividades aeróbicas

Diminuir Fonte

Guilherme Pera - Especial para o Correio
O roll up é um dos exercícios do pilates: posições podem ser feitas em máquinas ou no chão (Gustavo Moreno/CB/D.A Press)
O roll up é um dos exercícios do pilates: posições podem ser feitas em máquinas ou no chão

Exercícios em academia são divididos em várias modalidades, para pessoas com diferentes objetivos. Corridas na esteira (para emagrecer) e musculação (para deixar o corpo definido) são algumas das mais praticadas. Entre essas atividades, está o pilates, método desenvolvido no início do século passado e que serve, principalmente, para trabalhar o equilíbrio com a postura.

A prática do pilates segue alguns princípios básicos, como concentração, controle, precisão de movimentos, paciência, fluidez e a mais importante, respiração. Pode ser praticado tanto no solo quanto em aparelhos. Segundo especialistas, o mais recomendável é começar nas máquinas, que são mais fáceis que no chão.

A base principal do esporte está na respiração e no power house, região do abdômen. “O power house é o cabo de força que sustenta o corpo”, define a educadora física Carla d’Arcanchy. “Apesar de exercitar braços e pernas, o equilíbrio da postura é o principal no pilates”, explica o fisioterapeuta Daniel Valadão, que avisa: “A parte cardiorrespiratória deixa um pouco a desejar. Recomendo combinar o pilates com alguma atividade aeróbica, como, por exemplo, caminhada ou hidroginástica.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário