sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Diversão -Buraco das Araras oferece várias opções de lazer para quem gosta de aventura e natureza



Rapel e mergulho são algumas das opções esportivas de uma das maiores depressões circulares do Brasil


 


Lucas Fadul - Especial para o CorreioP
Antes de desabar e ser ocupado pela vegetação e pelos turistas, o local era o teto de uma caverna (Jacqueline Saraiva/CB/D.A. Press/D.A Press)
Antes de desabar e ser ocupado pela vegetação e pelos turistas, o local era o teto de uma caverna

Localizado perto de Formosa (GO) e parte de uma imensa fazenda, o Buraco das Araras fica a 110km de Brasília. Gerada por desabamento, trata-se de uma das maiores dolinas de colapso do Brasil e a segunda maior do Centro-Oeste. O diâmetro de 150m e a profundidade de 85m tornam o local um paraíso perfeito para os amantes de rapel. Já o lençol freático da depressão é opção para mergulhadores. Os xaxins — também conhecidos como samambiaçu — ajudam a compor a floresta úmida presente no local, que abriga espécies vegetais em extinção.

Apesar do nome, as araras são dificilmente encontradas no ponto turístico, que é dominado por outras espécies de aves: as maritacas. O proprietário, Wenceslau Barros, cobra R$ 5 dos visitantes. Segundo ele, o valor é apenas um pedágio de passagem pela estrada da propriedade, que, localizada dentro da Fazenda Araras, tem cerca de 300 hectares e é onde fica a dolina. Wenceslau, no entanto, cede o lugar para algumas empresas de turismo, que disponibilizam pacotes para os turistas que optam pelo rapel ou pelo mergulho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário