terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Hospedagem em Brasília

70 famílias de Brasília abrem a porta de casa para hospedar visitantesQuem vem a Brasília tratar de negócios ou conhecer a cidade pode se hospedar em residências, algumas com vistas deslumbrantes, como o Lago Paranoá



A casa de Maria Christina Costa já é um atrativo. E, de lá, os visitantes podem ver o Lago Paranoá, a Torre Digital e o Palácio da Alvorada (Carlos Moura/CB/D.A Press)
A casa de Maria Christina Costa já é um atrativo. E, de lá, os visitantes podem ver o Lago Paranoá, a Torre Digital e o Palácio da Alvorada

Na casa de Maria Christina Costa, a vista inclui o Lago Paranoá, a Torre Digital e o Palácio da Alvorada. Quase sempre faz silêncio, exceto quando a anfitriã, publicitária e um dia dona de antiquários, conta uma das tantas histórias que tem ou explica de onde veio cada pedaço da composição da casa singular. No apartamento de Maria Eleusa Montenegro, as viagens que fez se traduzem em gravuras, bonecas e fotografias tiradas mundo afora. A professora promete um café da manhã farto, brasileiro o quanto é possível: vai do pão de queijo à tapioca. Elas são algumas das pessoas que participam do programa Cama e Café Distrito Federal, uma alternativa de hospedagem para turistas na capital. A cada ano, Brasília recebe 1 milhão de pessoas de fora. Cada um gasta por dia, em média, R$ 290.

Leia mais notícias em Cidades


Lançado no ano passado, o projeto já conta com cerca de 70 casas aprovadas para receber pessoas de outros estados e países. A ideia é complementar a oferta de leitos no DF — hoje estimado em quase 20 mil —, mas em moldes mais intimistas, a exemplo do que já acontece mundo afora. Os quartos abertos por famílias ajudarão a absorver a demanda por hospedagem na Copa do Mundo, mas o programa é permanente. Até maio, a Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil (ADVB), responsável por administrar o site do Cama e Café (www.camaecafebrasilia.com.br), espera ter cerca de 375 imóveis participantes.

Pedagoga e docente universitária de 65 anos, Maria Eleusa fez o registro tão logo soube do programa. Na verdade, ela foi a terceira candidata aprovada no Cama e Café. Acostumada a receber familiares, amigos e amigos de amigos, a novidade a conquistou de cara. Ofereceu para aluguel dois quartos do apartamento onde vive, na Asa Norte. Brasileiros, claro, são muito bem-vindos, mas Maria Eleusa deseja receber, principalmente, estrangeiros. “É uma oportunidade de conhecer pessoas de lugares diferentes, conhecer novas culturas e também uma maneira de deixar a casa cheia, o que adoro”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário