Domingo, 27 de abril de 2014 12:00
Blog da Dad.
Empresta um trocadinho aí?
Dia sim, outro também, brasileiros ficam às escuras. Os apagões fazem estragos. Portões deixam os moradores presos. Freezers relaxam. Aparelhos eletroeletrônicos cruzam os braços. Chuveiros entregam água fria. A novelinha? Já era.
E daí? As distribuidoras de energia dizem que estão duras. Não têm dinheiro pra investir no setor. O governo decidiu dar um jeitinho. Obrigou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica a fazer empréstimo de US$ 11 bilhões. A Câmara disse não. Três chefões pediram as contas, bateram asas e voaram.
Ficou no ar a regência do verbo emprestar. Ele é pra lá de cuidadoso. Só aceita a acepção ceder por empréstimo . Assim: Paulo emprestou a bicicleta ao amigo. ( Ele cedeu a bicicleta por empréstimo ao amigo . ) O banco empresta dinheiro ao correntista. ( Cedeu dinheiro por empréstimo ao correntista.) A biblioteca empresta livros ao público. ( Cede livros por empréstimo ao público.)Ninguém empresta escova de dentes.
Outra história
A história tem dois lados. Um empresta. Passa pra frente o que tem e o recebe de volta. É o tal do V V — vai e volta. E quem quer alguma coisa por empréstimo? Precisa se virar. Tem de recorrer a verbos auxiliares. É o caso de pedir, pegar, conseguir, tomar: Ele pediu emprestada a bicicleta de Paulo. Tomou emprestado dinheiro do banco. Conseguiu emprestados agasalhos de colegas. Pegou emprestados livros da biblioteca.
Resumo da ópera: quem tem empresta. Quem não tem precisa de ajuda. Recorre, então, a verbos auxiliares. Pede emprestado. Ou toma emprestado. Ou consegue emprestado. Ou pega emprestado.
Concordância
Olho vivo, marinheiro distraído. Emprestado varia. Concorda em gênero e número com o termo a que se refere: Pediu emprestado o livro do colega. Pediuemprestados os livros do colega. Pediu emprestada abicicleta do amigo. Pediu emprestadas as bicicletas do amigo . Conseguiu emprestada a mochila do irmão. Pegou emprestadas moedas da lanchonete .
Nenhum comentário:
Postar um comentário